domingo, janeiro 09, 2011

Contra maltrato aos animais

Um dos assuntos que eu já deveria ter abordado aqui no Blog é a ação de maltrato aos animais. Primeiramente uma coisa que eu tenho que falar pra não parecer uma hipócrita idiota, é que eu não sou vegetariana, por uma série de fatores, que vai de saúde a falta de disciplina. Mas quem é, tem a minha admiração, considero de verdade.
Eu amo qualquer animal, inclusive os que eu como e ditos selvagens pela maioria. Amo todos! Mas uma das coisas mais absurdas que existe é a farra do boi, rinhas de galo, tourada, brigas de cães, etc... No mundo animal você não vê um animal matando o outro a não ser que seja para a própria sobrevivência, para alimentar-se ou para proteger a cria.
Não preciso nem dizer o quanto eu acho absurdo maltrato a animais domésticos, às vezes cometidos pelos próprios donos, de cada maneira cruel que não da de entender o que se passa na cabeça de um ser como esse. E exploração de animais para fins lucrativos sem a menor necessidade, como casacos de pele ou couro de variados répteis. Você não pode viver com coisas “falsas” que não venha acompanhada de sofrimento e impacto ambiental? Se não, quero que vá para inferno. Não merece meu respeito.
Um dos maiores absurdos é o tanto de mortes de baleias e golfinhos cometidas no oriente como se isso fosse uma coisa totalmente normal e aceitável.
“Baleias e golfinhos deveriam ter ‘direitos humanos’ à vida e à liberdade por causa das evidências cada vez maiores de inteligência, afirmou um grupo de ambientalistas e especialistas em filosofia, direito e ética.
Japão, Noruega e Islândia se opõem ao argumento, que impediria a caça ou mesmo a manutenção dos animais em parques marinhos. Os países afirmam que não há provas de que as baleias e os golfinhos sejam mais inteligentes que vacas ou porcos, por exemplo.”
Olha tamanha estupidez! Mas estudos provam o contrário:
“Segundo participantes de uma conferência na Universidade de Helsinque, os mamíferos marinhos gigantes têm consciência similar à humana, capacidade de comunicação e sociedades complexas, o que os torna semelhantes aos grandes primatas.
‘Nós afirmamos que todos os cetáceos, assim como as pessoas, têm direito à vida, à liberdade e ao bem-estar’, declararam após o encontro de dois dias, organizado pela Sociedade de Conservação de Baleias e Golfinhos.
Thomas White, diretor do Centro de Ética e Administração da Universidade Loyola Marymount, na Califórnia, participou do encontro e disse que golfinhos podem reconhecer a si mesmos em um espelho, capacidade rara em mamíferos que os humanos só adquirem aos 18 meses de idade.
‘A caça às baleias é eticamente inaceitável’, disse à Reuters. ‘Elas têm um senso de si mesmas que nós achávamos que só os humanos tinham’.”


Sendo parecidos com humanos ou não, nenhum animal merece qualquer tipo de sofrimento, por mais que eles não tenham a capacidade de se expressar ou andar como nós, de uma coisa eu tenho certeza, todos eles têm sentimentos, carne, osso e sangue como nós. E eles sentem como qualquer ser humano.

Denúncia
Para denunciar maus-tratos a animais, qualquer pessoa pode fazer um Boletim de Ocorrência junto à delegacia de polícia mais próxima ao local do fato. O responsável pelos maus-tratos deve ser identificado e seu endereço deve ser registrado. Outra maneira de denunciar é encaminhar o caso a uma associação ou ONG de proteção animal. 

De acordo com Lei 9.605/98, dos Crimes Ambientais, maus-tratos  contra animais domésticos, nativos ou exóticos caracterizam crime e podem render pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Como vemos a lei brasileira não deixa a desejar apenas a crimes de pessoas contra pessoas, como assassinato, roubo, latrocínio. Mas também a crimes cometidos contra animais, essa pena é muito branda para tanto de barbaridades que vemos por aí. Mais uma das leis que precisa ser mudada com urgência no Brasil. Mas mesmo assim, NUNCA deixem de denunciar, pelo menos um bem vai fazer e o mais importante deles, o animal em questão nunca mais vai olhar para o ser desprezível que o machucou.

Queria ter falado de cada caso mais detalhadamente, mas o post ia ficar enorme  e muitas pessoas iriam se cansar dele. Poderia também ter posto imagens apelativas de animais sofrendo, mas não consigo ver esse tipo de coisa sem sentir náuseas e essa não é a intenção. Um dos outros assuntos que queria ter falado nesse post é sobre testes de produtos em animais, como em ratos e coelhos de laboratório. Mas vai ter um post especialmente pra isso. A partir de hoje vou agarrar esse tipo de assunto com unhas e dentes, tentar fazer o máximo possível para divulgar esse tipo de coisa. Para ver se conseguimos acabar com essas impunidades. Quem quer abraçar isso comigo, divulgue, comente sobre fatos e mais maneiras de denunciar. Tudo é válido, para o bem de nossos queridos animais.
                                                                 Ana Paula M. da Silva

11 comentários:

  1. Ana Paula concordo muito com a sua opinião, acho que as pessoas que maltratem animais devem ir para o enferno,morro de pena desses pobres bichinhos.Mas eu acho que seu texto foi muito bom,e que vai ajudar varios deles.

    ResponderExcluir
  2. Também amo muito animais, seja qual a espécie e acho que quem maltrata devia ir direto pro inferno, ser maltratado pelo capeta!!! Trágica eu?


    bjus.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito importante =)
    já estou seguindo o blog é lógico!!!!

    segue tb =)

    Beijoooo
    Monique
    @mcreiii

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo o post, parabéns.
    estou te seguindo. te espero lá no meu blog:
    trendluxo.blogspot.com
    bjos...

    ResponderExcluir
  5. Super apóio!!
    Cadeia pros sem coração!
    Beijoos :*

    potinhoscoloridos.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Ana, eu concordo com você também. Acho um absurdo isso que acontece com os animais, é uma forma tão covarde que deveria ser feito com quem faz também, para que assim eles sentissem na pele o que um animal que na maioria das vezes indefeso, sente. A Farra do boi, bem típico nesse época é ridiculo! Como podem fazer isso e depois dormir bem em casa? Eu fico de cara com essas pessoas! Muito bom você trazer esse assunto (:


    Beij:*nhos, Tamis
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. *Ah o novo layout ficou lindo! *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!! Minha maior paixão são os animais. Faz mais de uma ano que parei de comer carne (continuo com o peixe, mas tb estou parando) e meu sonho é abrir um abrigo pra animais que sofrem com os maus tratos. Adorei o texto...pena que nem todo mundo pensa como você.
    Beijos

    http://www.potinhoscoloridos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, maltratar os animais é muita crueldade. É ridiculo fazer isso e as autoridades precisam fazer alguma coisa.

    Estou te seguindo, me segue tbm?
    Beijos!

    http://artisticcreativenails.blogspot.com/

    TWITTER: @ArtisticCNails

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, achei o tema muuuito massa! :]


    Tem selo pra ti lá no blog. :*

    ResponderExcluir